quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Top 10 óleos de Massagem



Seja que tipo de massagem for, quase todas elas recorrem ao uso de óleos essenciais que, compostos pelos aromas e propriedades terapêuticas de plantas, flores e madeiras, trazem benefícios para o corpo, mente e espírito.

1. Óleo de amêndoa doce

Emoliente e altamente nutritivo, o óleo de amêndoa doce é facilmente absorvido pela pele, proporcionando-lhe uma luminosidade e suavidade únicas. Um hidratante natural e altamente eficaz, este óleo essencial equilibra os níveis de humidade no corpo, mas não só – uma vez que é um excelente lubrificante, é o indicado para aliviar pele inflamada e/ou com comichão. Contendo uma elevada quantidade de ácidos gordos essenciais, é também recomendado para atenuar dores musculares. Com um delicioso aroma adocicado, aplicado numa massagem corporal, o óleo de amêndoa doce deixa a pele mais jovem e extremamente suave ao toque.

2. Óleo de rosa

Simultaneamente calmante e hidratante, o óleo de rosa é um favorito de longa data no que toca a massagens spa. Se por um lado é extremamente utilizado nas massagens de relaxamento, devido à sua ação tranquilizadora e destressante; por outro lado, no topo das suas propriedades terapêuticas está a sua elevada capacidade de hidratação, o que deixa a pele suave e irresistível durante muito tempo. Para além disso, a sua utilização no corpo estimula o sistema circulatório, o correto funcionamento da vesícula e do fígado.

3. Óleo de camomila

Suave e calmante, o óleo de camomila é uma das melhores opções no que toca às massagens relaxantes, mas as suas propriedades terapêuticas vão muito além: é especialmente indicado para o alívio de dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares, dores de dentes e de ouvidos, assim como para o reumatismo. Um antitóxico e anti-irritante natural, este óleo essencial é também muito utilizado topicamente porque trata, de forma eficaz, condições dermatológicas como a eczema, erupções cutâneas, psoríase, acne, pele hipersensível e vários tipos de reações alérgicas.

4. Óleo de semente de uva

Leve e adocicado, a consistência do óleo de semente de uva é bastante fina, o que facilita a penetração na pele. Ligeiramente adstringente, este óleo essencial é bastante utilizado nas massagens uma vez que contribui para a tonificação da pele. Por outro lado, o óleo de semente de uva é especialmente indicado para as massagens de relaxamento por trazer grande alívio a corpos cansados e doridos. Tem ainda deliciosas propriedades hidratantes, que deixam a pele com um brilho especial.  .

5. Óleo de limão

Um excelente esfoliante natural, o óleo de limão suaviza a pele, devolvendo-lhe toda a sua luminosidade e frescura, ao mesmo tempo que estimula o sistema circulatório. Os tratamentos spa são ainda adeptos deste óleo essencial por ser muito eficaz em peles oleosas e no combate à celulite. Utilizado em massagens de relaxamento ou de aromaterapia, o óleo de limão é recomendado para acalmar e aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reumatismo e artrite. Com um aroma fresco e delicioso, o óleo essencial de limão estimula ainda o sistema imunitário e digestivo.

6. Óleo de abacate

Rico em gorduras não saturadas e numa série de vitaminas (A, B1, B2, D e E), o óleo de abacate entra no mundo das massagens para relaxar e nutrir o corpo. Bastante espesso, penetra em profundidade a pele, para lhe devolver toda a hidratação necessária, ajudando ainda a prevenir contra os efeitos nocivos do sol. Altamente nutritivo, é ainda eficaz no tratamento de várias doenças de pele, nomeadamente a eczema e a psoríase. Com uma fragrância deliciosa, o óleo de abacate é ainda muito utilizado nas massagens de aromaterapia.

7. Óleo de coco

Recheado de ácidos gordos saudáveis e propriedades antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas, o óleo de coco é, acima de tudo, um aliviador natural. Indicado para as massagens de relaxamento, este óleo essencial afugenta o stress, a fadiga mental e o cansaço, ao mesmo tempo que deixa a pele resplandecente. Extremamente hidratante, é adequado a todo o tipo de pele, sendo particularmente eficaz na hidratação de pele seca e muito seca. As suas características antioxidantes fazem do óleo de coco um aliado poderoso nas massagens anti-envelhecimento, uma vez que combate o aparecimento de rugas, linhas de expressão e pele flácida.

8. Óleo de sândalo

Um dos óleos essenciais mais puros que existe, o óleo de sândalo é frequentemente utilizado em todo o tipo de massagens devido às suas propriedades curativas em peles sensíveis, secas e oleosas; assim como para o atenuamento do aspeto de estrias, varizes e cicatrizes. Os seus efeitos destressantes acalmam e dissipam a ansiedade, ao mesmo tempo que potenciam os níveis de concentração. Diz-se ainda que o óleo de sândalo possui características afrodisíacas, o que faz dele um elemento essencial para os tratamentos spa em casa.

9. Óleo de sésamo

Simultaneamente calmante e rejuvenescedor, as inúmeras propriedades terapêuticas deste óleo essencial fazem dele um dos preferidos para todo o tipo de massagens. Contendo uma panóplia de vitaminas e minerais, o óleo de sésamo tem um aroma forte e distinto, uma textura nem muito fina, nem muito espessa. Perfeito para despertar corpos cansados e stressados, este óleo essencial é conhecido fundamentalmente pelos seus poderes curativos e antioxidantes: ajuda a controlar a tensão arterial, os níveis de colesterol, a má circulação, a ansiedade, a fadiga mental e as insónias. Enquanto solução tópica, é recomendada para proteger a pele contra várias doenças dermatológicas, assim como dos raios solares nocivos.

10. Óleo de lavanda

A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser aplicado diretamente na pele, sem qualquer tipo de diluição, produzindo resultados tonificantes e revitalizadores. Um dos óleos de massagem mais conhecidos e utilizados, apresenta inúmeros benefícios para o corpo: alivia a tensão e o sistema nervoso, combate os ataques de pânico, enxaquecas, dores de cabeça e insónias; mas também a artrite, as dores musculares e reumáticas. Relativamente aos benefícios para a pele, este óleo essencial é recomendado para peles oleosas e com tendência para acne. Sendo, acima de tudo, um óleo essencial tranquilizante, a lavanda é amplamente utilizada nas massagens de relaxamento e de aromaterapia.

Fonte: http://viverspa.com/artigos/top-10-leos-massagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário