quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Água é fonte de bem-estar

Longevidade se conquista dentro da piscina. Pelo menos é isso que a natação e a hidroginástica prometem oferecer. Segundo os especialistas, as atividades aquáticas provocam bem-estar, auxiliam na prevenção de doenças e fortalecem a saúde física e mental dos praticantes.
Karina Bredow é a professora responsável pelo programa ELO - Entusiasmo, Longevidade, Otimismo, da Cems Academia, que além de natação e hidroginástica, combina ginástica funcional e musculação, especialmente, para o público máster, formado por pessoas a partir dos 55 anos de idade.
Ricardo Lopes
Elza, 71 anos e Vilma, 65, frequentam aulas de hidroginástica há mais de uma década e comprovam os benefícios da atividade para o corpo e para a mente
De acordo com ela, as atividades na água contribuem para a correção postural, controle do peso e fortalecimento muscular, previnem o surgimento de doenças cardiovasculares e melhoram e mantêm os índices de colesterol, glicemia e pressão arterial.
Mais do que benefícios físicos, Karina ressalta que quem se dedica à natação ou hidroginástica investe na autoestima, aprende a valorizar o
próprio corpo e se sente mais confiante e disposto para encarar o dia a dia.
Essa "paz de espírito", explica a especialista, torna-se ainda maior graças à produção de substâncias químicas do organismo que dão a sensação de bem-estar e que estão relacionadas à prática de exercícios.
Karina afirma que todos podem praticar as atividades, desde que não tenham medo da água, nem restrições médicas. "As aulas devem ser feitas pelo menos de duas a três vezes por semana e ter de 45 minutos a uma hora de duração", declara.


Disposição
Dona Elza Rosolen Pavezzi, 71 anos, descobriu há mais de uma década as maravilhas oferecidas pelos exercícios aquáticos. Ela diz que já fez aulas de natação, mas que atualmente tem se dedicado somente para a hidroginástica. "Sinto-me mais disposta e com a saúde fortalecida. Quando falto uma única vez, já percebo que fico mais debilitada", destaca.

Dona Vilma Afonso Marques Chagas tem 65 anos e também faz hidroginástica há mais de dez anos. Ela conta que começou a frequentar a academia por indicação médica e que, hoje, a atividade se tornou "um vício".
"Quando entrei na menopausa meu médico sugeriu que eu realizasse algum exercício físico para que não engordasse. Experimentei a hidroginástica e me apaixonei por ela", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário